THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

AO CHEGAR


Regressar significa voltar ao ponto de partida. Ou não. Na verdade, regressar é um conceito matemático e não se adapta à vivência; Na verdade, eu não sabía disso e tomei como lógico o convencimento de que ao retornar a casa de meus pais -e minha- encontraría tudo como deixara. Tudo, menos eu, mais velho, mais maduro, mais conhecedor da vida. Foi exactamente nesse chegar que me apercebi com surpresa, com tristeza, com pesar que essa linha matemática a que nos agarramos para tomar o caminho de casa vai dar a um novelo que se embaraçou na ausência.
Todos os pormenores que reavivei na memória dos sentidos e me deixaram feliz pelo tempo da viagem tinham permanecido intactos, mas apenas na forma como eu os tinha adquirido e guardado. A realidade era bem outra: Os meus pais tinham envelhecido, a casa tinha uma disposição diferente e o meu cão partira já à procura das suas portas (Não foi, cão?). A rapariga por quem permanecera apaixonado platonicamente era agora uma mãe e o meu melhor amigo um homem que esquecera os sonhos.

4 memórias:

Graça Pires disse...

Rregressamos aos lugares da memória e, muitas vezes, só a lenta urgência do que amamos nos persegue. Voltar nem sempre é um júbilo. Pode ser um desencanto.
Um abraço.

jorge esteves disse...

Nunca devemos regressar. Regressar é sempre caminhar para a velhice. E a velhice é um naufrágio!

Abraço!

Baila sem peso disse...

Regressar verbo aliado duma saudade
se na matemática ele faz sentido
no caminho da nossa memória verdade
um novelo se tem como adquirido...

só os objectos podem parecer iguais
todo o resto muda...não volta mais!

no passado ficou a semente...
o fruto se colhe no presente!

(e os frutos que vieram de flores, também podem ser doces sabores!)

Bom fim de semana
Um beijinho

Marina disse...

A vida acontece, nunca é aquilo que sonhamos...